O LinkedIn não é uma plataforma de currículos!

Publicado por Luciano Grossi em

Se você já usou o LinkedIn e acha inútil, você errou feio!

Vejo muita gente cadastrando perfis muito mal feitos no LinkedIn, colocando como cargo “Em busca de oportunidade” ou coisas assim, e dizendo que não funciona! Essas pessoas não entenderam nada!

O LinkedIn não é uma plataforma de currículos, nem um site de vagas de emprego! Ele é uma rede social! Foca no termo “rede social”!

Se você quer entrar, cadastrar seu currículo lá e ficar esperando ser chamado para o emprego dos sonhos, nem entra! Existem outros sites de currículo por aí!

Como toda rede social, no LinkedIn você precisa fazer pelo menos 2 coisas:

1) Interagir!

Interaja com os posts das outras pessoas, em especial das pessoas das empresas onde você pode querer um emprego! O LinkedIn é o local onde tomadores de decisão estão!

Aqui você pode seguir pessoas importantes, entender a cabeça deles, entender o que a empresa tem como desafio, e até contribuir com conteúdo! Será se isso ajuda na sua chance de ser contratado?

Porém, interagir é um trabalho que precisa ser feito diariamente:

  • Comente coisas construtivas nos posts dos outros.
  • Se importe com as pessoas!
  • Responda comentários do autor e dos outros (não é só colocar um joinha não, por favor!).

E assim será notado na multidão! LinkedIn é Networking!

Ficar só curtindo os posts alheios é como ir numa festa da empresa e ficar só sorrindo pra todo mundo e perder a oportunidade de conversar com o presidente da empresa! E não tem nem o lanchinho e a bebidinha! hehehe

2) Produzir conteúdo!

Faça posts relevantes, mostrando o seu conhecimento técnico do assunto com o qual trabalha! Mostre para o mundo que você conhece sobre o seu assunto!

Fale sobre como resolver problemas na sua área, escreva sobre novas tecnologias, sobre expectativas do futuro da sua carreira. Conte desafios que já enfrentou, oportunidades que já aproveitou, sua trajetória profissional, o que mudou na sua carreira nos últimos anos… Tantas possibilidades!

Isso conta muito mais do que seu currículo, concorda?

Ah! E outras dicas para ir bem no LinkedIn:

1) Ponha foto no perfil! É uma rede social!

2) Configure uma URL de Perfil Público próprio!

O meu URL é https://www.linkedin.com/in/lucianogrossi/, mas como padrão, quando você cria uma conta no LinkedIn, ele fica algo do tipo https://www.linkedin.com/in/luciano-grossi-6589647.

Você verifica isso acessando seu perfil e olhando qual endereço aparece na barra de endereços do seu navegador! Se o seu URL do perfil ainda tem esse número aleatório no final, você não configurou sua URL de Perfil Público! Para mudar, confira a Ajuda do LinkedIn clicando aqui. Fica mais fácil de compartilhar seu link e mais profissional também!

3) Se está desempregado, não coloque “Em busca de oportunidade” como seu cargo atual ou no seu “Título”!

Fala sério, pense em você sendo um empregador: você buscaria alguém “Em busca de oportunidade” ou você buscaria “Advogado”, “Engenheiro”, “Coach”, “Especialista em Inteligência Artificial”, “Especialista em Marketing”, etc?? Acho que não preciso nem responder, né?

4) Escreva artigos sobre seus conhecimentos, mas não artigos científicos, ok!? Artigos interessantes, simples, de fácil compreensão e direto ao ponto são os que viralizam e que te colocam em evidência na rede!

Bem, essas são as minha dicas para quem está começando no LinkedIn! É uma plataforma rica e, como eu disse, é onde os tomadores de decisão estão! Comporte-se, cuide da sua imagem digital e interaja!

Boa sorte!

Luciano Grossi

(Artigo originalmente postado no LinkedIn)

Comente